Quando devo levar minha filha ao ginecologista pela primeira vez?
abril 22, 2024Quais são os principais sintomas da menopausa?
junho 25, 2024TPM: o que posso fazer para melhorar seus sintomas?
A TPM, ou como chamamos: Síndrome Pré-Menstrual, acomete cerca de 90% de nós, mulheres. E sua forma mais grave, o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, acomete cerca de 8% de nós. São aproximadamente 150 sintomas diferentes! E nem sempre temos os mesmos sintomas a cada ciclo. Ela, felizmente, não dura o mês todo, mas dura bastante tempo! Quase 1/3 do mês todo! Geralmente, acontece na fase lútea tardia, cerca de 7 dias antes de menstruar, e compromete nossa qualidade de vida, sem dúvida.
É fundamental uma dieta balanceada, evitando alimentos inflamatórios como carne vermelha, embutidos, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces. Além disso, atividade física também contribui muito para a melhora dos sintomas. Ainda, a suplementação com vitamina D, ômega-3, cálcio, magnésio e muitos outros pode ajudar, dependendo de quais são os seus sintomas.
Também temos a opção de deixar a paciente em amenorreia, ou seja, não menstruar mais. E isso não tem problema algum! Teria se você não estivesse com nenhuma medicação para isso. Cada paciente é única. Às vezes, o que funcionou para sua amiga pode não ser a melhor escolha para você! Por isso, é tão importante procurar a sua ginecologista.
Quais são as causas de diminuição de libido?
- Condições médicas: hipertensão, diabetes, ansiedade e depressão.
- Medicamentos: alguns anti-hipertensivos, alguns antidepressivos, benzodiazepínicos, anticoncepcionais combinados (aqueles que contêm estrogênio e progesterona) e a lista continua…
- Crenças e tabus: baixa autoestima, valores negativos em relação à sexualidade, traições. Todas estas cursam com dificuldade de entrega.
- Relações de longa duração: rotina, falta daquele ritual de sedução com preliminares e foco apenas na penetração.
- Problemas hormonais.
- Desconhecimento do próprio corpo: do que você gosta, como gosta, onde sente prazer.
São inúmeras as causas da falta de desejo sexual. Por isso, uma consulta ginecológica detalhada é muito importante! E tem solução.
O que é Síndrome dos Ovários Policísticos?
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma alteração hormonal que não tem cura. Alguns sinais e sintomas incluem:
- Ciclos menstruais prolongados, podendo ficar meses sem menstruar.
- Aumento de peso e dificuldade para emagrecer.
- Oleosidade da pele, espinhas, aumento de pelos em regiões onde homens costumam ter mais pelos, como queixo, buço, peito, barriga, coxas e bumbum.
- Queda de cabelo.
- Dificuldade para engravidar.
O ultrassom nem sempre é necessário para o diagnóstico, mas ele pode nos auxiliar. É uma condição clínica que não tem cura, mas tem tratamento. E o principal é a mudança de estilo de vida. Manter o peso adequado é fundamental! Pacientes com SOP têm mais dificuldade para perder peso, isto é fato! Mas com uma rotina saudável e disciplina, isto é totalmente possível.
Outra questão é a menstruação. Ficar vários meses sem menstruar pode ser um problema lá no futuro, pois pode aumentar a chance de câncer de endométrio (uma camada que temos dentro do útero). Outro ponto muito importante no tratamento é praticar atividade física. Alguns suplementos podem ajudar: ômega-3, vitamina D e o inositol na melhora da fertilidade. A metformina, que usamos em pacientes diabéticos, pode ser um importante aliado nessa doença, assim como o anticoncepcional, regulando o ciclo e as alterações hormonais. Mas saiba que o anticoncepcional sozinho NÃO trata a SOP!
O que é um DIU?
Dispositivo Intrauterino: é um pequeno dispositivo inserido dentro do útero sob anestesia local. É um método anticoncepcional de longo prazo e reversível, bastante eficaz, com uma taxa de falha abaixo de 0,6% para os não hormonais e 0,2% para os hormonais.
Existem 4 tipos de DIUs: cobre, cobre + prata, Mirena e Kyleena. Cada um com seus benefícios e possíveis efeitos colaterais. Como sempre digo: não existe o melhor método! Existe o melhor método para você!
A cada semana, uma dúvida nova por aqui! Fique de olho!