
Pré-natal: entenda a importância e os principais exames realizados
março 6, 2025
INFECÇÃO URINÁRIA
abril 23, 2025O que é Nutrologia e Quando Procurar um Nutrólogo?
A nutrologia é uma disciplina médica que desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar, focando na relação entre a alimentação e a saúde do indivíduo.
Esta especialidade médica tem ganhado crescente reconhecimento, uma vez que a compreensão da importância da nutrição na prevenção e tratamento de diversas condições de saúde tem aumentado ao longo dos anos. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é a nutrologia, qual é o papel de um nutrólogo na vida das pessoas e quando é apropriado procurar esse profissional de saúde. Confira!
O que é Nutrologia?
A nutrologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo dos nutrientes e sua relação com a saúde e a doença. Ela abrange o diagnóstico, prevenção e tratamento dos distúrbios metabólicos e nutricionais, bem como a promoção de qualidade de vida.
Os nutrólogos são médicos especializados em nutrologia. Seu trabalho visa realizar uma avaliação global do paciente, não se limitando apenas à alimentação. Além das orientações nutricionais, os médicos nutrólogos adotam uma abordagem médica, nutricional e comportamental para tratar seus pacientes.
A nutrologia desempenha um papel importante na prevenção e tratamento de doenças, oferecendo também excelentes ferramentas para melhorar a performance esportiva.
Qual a Diferença Entre Nutrólogo e Nutricionista?
A principal diferença entre nutrólogo e nutricionista é a formação acadêmica. O nutrólogo é formado em medicina, com especialização em nutrologia, enquanto o nutricionista é formado em nutrição.
Quando Procurar um Médico Nutrólogo?
É recomendável procurar um nutrólogo quando o paciente precisa aliar o tratamento e a abordagem médica com a nutricional. Ou seja, é um trabalho que vai além da alimentação. Na verdade, todas as pessoas devem procurar o médico nutrólogo pelo menos uma vez na vida, especialmente nos seguintes casos:
- Tratamento da obesidade;
- Promoção do envelhecimento saudável;
- Melhoria do rendimento e performance esportiva;
- Terapia de reposição hormonal nas diversas fases da vida, como na menopausa;
- Doenças intestinais e da digestão, como má digestão, refluxo, gastrites, intestino preso e diarreia;
- Intolerâncias alimentares, como intolerância à lactose e doença celíaca;
- Baixo peso;
- Anemias crônicas e falta de vitaminas;
- Má absorção, como em pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica;
- Sarcopenia ou perda de massa muscular;
- Dislipidemias ou colesterol e triglicerídeos elevados;
- Prevenção de doenças crônicas.
Agende sua Consulta!
Gostou desse conteúdo? Gostaria de fazer uma consulta integrativa com a Dra. Letícia e aliar a ginecologia com a parte nutricional? Então chame a Dra. pelo WhatsApp!
Fonte: Clínica Solano